HARMONIZAÇÃO VOCAL
Olá pessoal,
fico muito honrando em poder participar desse canal contribuindo com dicas sobre divisão vocal. A saber que não pretendo esgotar o assunto e sim contribuir com dicas fáceis para aplicação no seu grupo vocal.
A música, segundo a teoria musical, é formada de três elementos principais. São eles o ritmo, a harmonia e a melodia. Entre esses três elementos podemos afirmar que o ritmo é a base e o fundamento de toda expressão musical. Sem ritmo não há música. Acredita-se que os movimentos rítmicos do corpo humano tenham originado a musica. O ritmo é de tal maneira mais importante que é o único elemento que pode existir independente dos outros dois: a harmonia e a melodia.
A harmonia, segundo elemento mais importante, é responsável pelo desenvolvimento da arte musical. Foi da harmonia de vozes humanas que surgiu a música instrumental.
A melodia, por sua vez, é a primeira e imediata expressão de capacidades musicais, pois se desenvolve a partir da língua, da acentuação das palavras, e forma uma sucessão de notas característica que, por vezes, resulta num padrão rítmico e harmônico reconhecível.
O que resulta da junção da melodia, harmonia e ritmo são as consonâncias e as dissonâncias. Assim temos a musica. Faço uso das palavras do Dr. Adamo Prince pra definir essa arte quando diz que a música acontece no tempo, ao passo que as artes visuais decorrem no espaço.
Para eu poder falar de divisão vocal, é de suma importância que o cantor ou o instrutor vocal tenha o conhecimento de como funciona o campo harmônico. Partindo desse ponto, quero frisar nas funções mais importantes de um campo harmônico no modo que é a Tonica, Subdominante e Dominate: no caso pegando como exemplo a tonalidade de Dó (C) maior, seria assim: Dó(C) Tônica – Fá(F) Subdominante e o Sol(G) Dominante. Só com essas três funções, ou melhor, com esses três acordes eu consigo cobrir praticamente toda uma musica na sua divisão vocal.
Usando a musica “Quero Subir” do DT 4 como exemplo, vou pegar a primeira linha do verso “que-ro su-bir, ao mon-te san-to de si-ão”, a melodia dessa linha é mi-ré dó-dó dó dó – ré mi – fa sol sol-sol. Na divisão vocal contemporânea o soprano (geralmente) faz a melodia e a partir dela montamos o acorde
que-ro su-bir, ao mon-te san-to de si -ão
com o contralto e o tenor. O contralto é uma voz que se monta numa linha melódica abaixo a do soprano. Pra quem entende mais de teoria, o contralto geralmente está numa 3a ou numa 4a abaixo da linha do soprano. No tenor também seguem o mesmo caso do contralto, só que ele encontra-se em relação ao soprano num intervalo de 6a ou 7a da nota do soprano. Para exemplificar melhor, usando a dica sobre utilizar somente as funções Tonica(T) Subdominante(Sb) e Dominante(D) na tonalidade de Dó(C) maior ficaria assim:
O acorde de Dó(C) no seu estado primitivo (fundamental) é composto pelo dó+mi+sol / o de Fá(F) fá+lá+dó /e o de Sol(G) sol+si+ré. Esses acordes além do estado primitivo temos mais duas formações (ou inversões).
*Glossário Tr=Tenor / Contralto=Cto / Soprano=SP
Aplicando tudo isso na 1a linha do verso da musica “Quero Subir” ficaria assim:
mi - ré dó - dó dó dó – ré mi - fa sol sol - sol Soprano
dó - si sol - sol sol sol – si dó - dó ré ré - ré Contralto
sol - sol mi - mi dó dó – sol sol - lá si si – si Tenor
que - ro su - bir, ao mon - te san - to de si - ão
C(2) – G(p) C(1) – C(1) C(1) C(1) – G(p) C(2) - F(1) G(1) G(1) – G(1)*
T – D T – T T T – D T - Sb D D - D**
*(p) = Primitivo (1) = Primeira inversão (2) = Segunda Inversão
**T = Tônica D = Dominante Sb = Subdominante
**T = Tônica D = Dominante Sb = Subdominante
no exemplo acima, vocês podem perceber que a divisão vocal segue de cima pra baixo. Nas disposições das notas da melodia, quando vamos montar os acordes do vocal, você também pode perceber que embora seja os mesmo acordes, contudo suas formações se alteram de acordo com o movimento da melodia. Esse exemplo não quer dizer que somente deve ser feito desse jeito mas é uma das formas a utilizar. Perceberam que só utilizei as principais funções do campo harmônico?
Bom gente, isso só é pra dar um gostinho do que está por vir. O intuito destes estudos não é que você consiga saber tudo sobre hamonização, ou seja, divisão vocal, e sim, que você aprenda aquilo que realmente vai usar. Teremos alguns vídeos com explicações e demonstrações práticas disso que estamos falando, portanto fique tranquilo e tente captar o máximo que puder! A linguagem sera basicamente assim, misturando um pouco de teoria musical com uma linguagem facilitada e exemplos para poderem experimentar a linha de raciocínio apresentado.
Um abraço e até breve!
Junior Giovanini
Fez parte da banda CTMDT e do Ministério Diante do Trono
Tecladista, arranjador instrumental e vocal da Igreja Batista Central de Belo Horizonte
twitter.com/juniorgiovanini
Obs: Este material foi gentilmente cedido pelo meu grande amigo Junior Giovanini, portanto tenho a sua autorização para publica-lo.
Grato!
Renan Rodrigues

Nenhum comentário:
Postar um comentário