Quando você começou a tocar contrabaixo?
Bom, meu começo no baixo foi em 2001, na ocasião não havia nenhum baixista
na igreja onde eu congregava e eu sempre quis tocar um instrumento e o baixo era o único que não tinha
músico que tocasse. (Risos) mais eu amo esse instrumento!
Quais foram às dificuldades que você enfrentou, e como você conseguiu adquirir seu estilo próprio de tocar?
Uma das maiores dificuldades que eu enfrentei foi a falta de professor, na minha cidade (Palmas-TO)
não havia muitos músicos bons, nessa época so havia 2 baixistas bons na cidade e eles viajavam muito com as
bandas que tocavam, então o único jeito era aprender sozinho! acho que foi por isso que consegui meu estilo proprio
de tocar.
Como é tocar com Israel Salazar do Diante do Trono?
Tocar com meu quase irmão Israel é muito bom! eu conheço ele ja faz 9 anos, tocava-mos juntos numa banda de garagem que tinha o objetivo de evangelizar através da música posso dizer que nós fazemos parte da mesma familia afinal o pai dele o Pr. Luiz claudio é meu pastor e a mãe dele a Pr. malú é minha lider de louvor.
Mais tem uma coisa, o Israel é muito exigente quando o assunto é musica.
Quanto tempo demorou para dominar o instrumento e se tornar profissional?
O domínio do baixo foi não foi fácil afinal não tive nenhuma instrução sobre o instrumento tive que aprender as técnicas
sozinho ou vendo vídeo-aulas acho que demorei 5 anos para me tornar profissional, mas até hoje eu leio muitas revistas e livros que falam sobre contrabaixo para me atualizar e aprender coisas novas.
Quantas horas você estuda (por dia)?
bom hoje eu estudo em média 2 ou 3 horas por dia.
Você é endorser de alguma marca?
Bom ainda não! mais tenho esse desejo(Risos) afinal, ser endorsado por alguma marca é um ótimo
reconhecimento para qualquer músico.
Quais baixistas do meio evangélico e secular que você mais admira?
Do meio evangélico eu admiro DUCA TAMBASCO (OFICINA G3), JADÃO ( FILHOS DO HOMEM) ELIZEU (ODRES NOVOS),JUNIOR RIBEIRO ( RAIZ CORAL), entre outros que não lembro agora.
e do meio secular, ARTHUR MAIA, CELSO PIXINGA, ALBERTO CONTINENTINO, VICTOR WOOTEN, NICO ASSUMPSÃO.... alista é muito grande mais esses caras... são excepcionais no baixo.
O contrabaixo é um instrumento de acompanhamento. Eu sei que bateria e contrabaixo são instrumentos que andam juntos, fala um pouquinho sobre a importância desse entrosamento entre baterista e baixista.
Esse entrosamento entre baixo e batera na musica é conhecido como "COZINHA".
e essa cozinha tem que ser muito boa, afinal são instrumentos que seguram a base rítimica da musica, eu ja toquei com varios bateristas até hoje, mas eu sempre gostei de ter como baterista o Israel salazar que além de um ótimo cantor é um excelente baterista além do Israel, tombem tem o Pedro enos que toca comigo na banda do israel.
E pra que bateria e baixo tenham um bom desempenho numa banda é muito importante os ensaios, é nessa hora que
são corrigidos os erros de ambos.
O que é necessário pra se tornar um bom baixista?
Na minha opinião duas coisas são necessárias.
1° é gostar, querer tocar esse instrumento tão maravilhoso
2° é ser persistente, não desistir fácil diante das dificuldades.
Qual a diferença entre ser musico e tocar pra Deus?
Certa vez ouvi que nós temos que ser cristãos músicos e não músicos cristão
Na minha opinião ser músico é uma profissão de muita polêmica dentro da igreja, porque quando a igreja
não tem como remunera o músico ele tem que buscar seu sustento no meio secular.
mas o grande barato de tocar pra Deus é saber que sua recompensa não esta aqui esta nos céus MT. 6. 19.
essa é a grande diferença é a recompensa que você tem.
Existem alguns macetes para a limpeza do encordoamento de contrabaixo... O que você acha destes macetes feitos em casa?
Os macetes que aprendi acredito ser os mesmos que todo baixista conhece ferver as cordas com limão.
e esses macetes tem me servido muito hem...!!! mais isso deve ser provisório afinal não ha nada melhor
do que encordoamento novo.
Como está sendo seu ano de 2011? Sei que você tem alguns projetos novos...
esse ano esta sendo um ano de muitas provações... mais creio que Deus está no controle.
projetos sim! estou criando algumas linhas de baixo para um CD solo do Israel que esta vindo por ai.... só não sei quando hem!!! e outros projetos musicais tambem....
Pra quem esta começando a tocar contrabaixo qual dica você deixa?
DEIXO AS MESMA DICAS DE AGORA APOUCO.
1° é gostar, querer tocar esse instrumento tão maravilhoso
2° é ser persistente, não desistir fácil diante das dificuldades.
as dificuldades vião..!!!
PERGUNTAS RAPIDAS
Se não fosse musico: eu seria analista de sistemas, eu amo a informatica tambem.
Melhor baixista é aquele que: sempre esta atualizado sobre novidades do mercado musical
Primeiro Baixo: um Tagima 5 cordas de segunda mão que me custou 3x de 300 reais e meu salário era de 350 por mês
Estilo musical: Blus, jazz, funk americano, mpb e rock clássico.
Baixos Atuais: Eu tenho hoje 2 baixo um YAMAHA 5 CORDAS e um SHELTER SX 4 CORDAS.
Deus: A essência da adoração
Bandas: Oficina G3, Fruto sagrado, metal nobre e muitas outras...
Twitter:@Renann_bass
link da entrevista: http://lukamalukita.blogspot.com/search/label/Entrevistas
link da entrevista: http://lukamalukita.blogspot.com/search/label/Entrevistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário